Caça ao Tesouro (em breve)


A “Caça ao Tesouro” é uma actividade que está no imaginário de todos. Desde sempre que a busca do tesouro é tema de ficção de histórias e filmes.


A “Caça ao tesouro” que propomos é uma actividade tipo Pedypapper, com pistas para se chegar ao tesouro escondido, onde em simultâneo, vários grupos de alunos começam a procurar através de mapas e pistas o objectivo final – o tesouro.


Como se deve calcular, chegar ao tesouro não é fácil. Neste caso, para que se chegue ao tesouro é necessário superar provas ligadas á Matemática...


Objectivo:

O objectivo central desta actividade é, de uma forma lúdica, despertar o interesse e a motivação dos alunos para a disciplina de Matemática.Com esta actividade pretende-se também dar oportunidade aos alunos de experimentar a matemática de uma forma prática e divertida mas também desenvolver algumas competências ao nível das atitutes, nomeadamente, aceitar normas e hierarquias, fomentar o trabalho em equipa e o respeito pelos outros.


Enquadramento Teórico:

A aprendizagem da Matemática depende de uma grande variedade de factores o que torna o seu ensino bastante complexo. É necessário desenvolver o raciocínio lógico e estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Desta forma, os professores de matemática devem concentrar-se em aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e sentido cooperativo, aumentando a socialização e as interacções pessoais. Tendo em conta tais aspectos e atendendo que um número muito considerável de alunos não apresenta muito interesse pela Matemática, torna-se uma mais valia a utilização de actividades lúdicas para complementar o estudo e a aquisição de conteúdos.


Organização:

Esta Actividade da “Caça ao Tesouro” requer a participação de 4 equipas, com 3 a 5 elementos por equipa, podendo as equipas serem formadas por alunos de uma só turma ou por equipas com alunos de várias turmas.

As equipas deverão estar definidas com alguns dias de antecedência. No caso de a Actividade ser inter-turmas, torna-se necessário fazer divulgação desta actividade junto dos alunos (pode-se fazer Cartazes ou pedir aos professores de Matemática que falem com as suas turmas), incentivando-os a se inscreverem.

A Actividade tem duração prevista para 1h30m e recomenda-se que seja realizada num momento extra-aula.

Recursos necessários:


1.   4 ou 5 professores.

2.   3 ou 4 salas disponíveis (distanciadas entre si), biblioteca e sala de informática (internet).

3.   Jogos Matemáticos (Torres de Hanói, Tangram, Jogo do 24, Puzzles, Labirintos)

4.   Problemas, enigmas e charadas.

5.   Prémio (algo ligado á Matemática).

6.   muita imaginação…


Modo de funcionamento:

1.  Na “Caça ao tesouro” participam equipas de 3 a 5 elementos, num máximo de 4 equipas. Cada equipa deverá ter um líder.

2.  A “Caça ao tesouro” começa, num espaço amplo, com a explicação das regras do jogo e a distribuição de uma Pista Inicial (pode ser um pedaço de um Mapa e um enigma,...) a cada equipa, que os levará a um local onde terão que superar a primeira actividade matemática (problema, jogo, puzzle, charada,...). Note-se que as equipas terão um percurso distinto, de modo a não haver atropelos.

3.  Nos locais onde se realizam as provas deverá estar um professor (ou um aluno responsável) que ficará responsável por dar a actividade como superada.

4.  Após superar uma actividade matemática, a equipa recebe uma nova pista (um pedaço de mapa e um enigma) que a conduzirá a uma nova actividade Matemática.

5.  As actividades devem-se realizar em sítios adequados (salas de aula, ou outros espaços da escola) ao bom desenvolvimento da actividade.

6.  A “Caça ao tesouro” deverá ter no máximo 10 actividades matemáticas distintas para cada equipa. Quando uma equipa superar todas as actividades propostas, deverá reunir os pedaços do Mapa distribuídos ao longo da prova e com algum sentido de orientação e inteligência achar o tesouro...

7.  A equipa que primeiro descobrir o Tesouro é a vencedora, tendo então direito a um merecido Prémio.

Sem comentários:

Enviar um comentário